Análise do vídeo vazado do E.T. de Varginha

Em 1996, um dos maiores casos da ufologia ocorre em terras brasileiras, mais especificamente, em uma cidade mineira chamada Varginha. Fenômenos estranhos relatados pelos moradores na cidade, criaturas bizarras vistas por diferentes pessoas, a chegada do exército, entre outros acontecimentos que fizeram da cidade um local de especulação até os dias de hoje sobre o que de fato ocorreu.

Não cabe aqui detalharmos o caso em questão, o que iremos analisar e discutir sob a ótica indagativa da ciência é um suposto vídeo vazado recentemente mostrando um E.T. de varginha. Caso não tenha visto, segue a filmagem:

 

Considerações iniciais

De fato, muitas coisas estranhas aconteceram em Varginha naqueles dias que deixaram a cidade famosa, e não cabe aqui falar se o que aconteceu foi de fato uma invasão alienígena ou não. Uma rápida pesquisa no Google ou no YouTube e você vai encontrar diversos relatos e até documentários sobre o caso, alguns afirmando ser legítimo outros dizendo ser somente uma farsa ou equívoco das pessoas.

Ao que tudo indica, parece ser algo inconclusivo, o que não vem ao caso aqui. Se aconteceu ou não, tudo o que iremos discutir neste post é somente a filmagem recém-publicada de um E.T. de Varginha.

 

O que esperar de um contato com seres extraterrestres inteligentes?

Sabemos que inteligência é algo ainda difícil de definir, e não existe apenas um único tipo de inteligência. Assim, iremos nos referir aqui aos seres que possuem uma capacidade tecnológica avançada e que desenvolveram civilizações complexas. No planeta Terra,  apenas a espécie humana realizou tais façanhas, e esperamos muito mais de seres que viajam entre planetas, estrelas e galáxias, pois é algo que ainda estamos longe de fazer.

Enfrentamos muitas dificuldades para enviar seres humanos à Lua e não temos previsão de quando iremos enviá-los a outros planetas. Enviar seres humanos para planetas em outras estrelas então é algo ainda inimaginável!

Com isso em mente, imagine seres de outros planetas que orbitam outras estrelas nos visitando? Não é difícil imaginar que seriam extremamente poderosos e detentores de tecnologias inimagináveis até para a ficção científica.

E o que vimos no vídeo do E.T. de Varginha? Um ser aparentemente morto ou desamparado. Algo que não faz nenhum sentido: você é detentor de uma tecnologia super avançada, viaja entre estrelas e morre ao chegar na Terra? Que tipo inteligência é essa? Algo no mínimo questionável.

 

Como o  E.T. de Varginha se comporta em frente às câmeras

De fato, a qualidade da filmagem parece condizente quando se considera filmagens caseiras em 1996, mas não seria nenhuma surpresa se descobrirem que se trata de uma filmagem recente mas alterada para parecer antiga.

A questão aqui são alguns pontos que deixam tudo muito estranho. Uma coisa apontada no Canal do Schwarza no YouTube foi um clássico que sempre acontece em vídeos de UAPs: qualidade baixíssima, incapaz de distinguir qualquer coisa.

E de fato isso ocorreu no vídeo do E.T. de Varginha conforme apontado no Canal do Schwarza. Na mesma filmagem tem um besouro muito bem nítido, mas quando chega no suposto alien, a câmera simplesmente tem uma queda considerável na qualidade. Veja a comparação abaixo:

Um besouro mostrado no vídeo do E.T. de Varginha.
Besouro no vídeo do E.T. de Varginha.
Suposto E.T. de Varginha.
E.T. de Varginha

O frame acima é do primeiro ângulo que a criatura foi filmada, e é onde temos a melhor qualidade de imagem do suposto alien, isso porque a pessoa que estava filmando estava aparentemente tremendo quanto tentou o filmar de outro ângulo, o que compromete qualquer frame decente.

É totalmente justificável alguém tremer vendo uma criatura bizarra de outro planeta, a pessoa até mostra as mãos tremendo depois, mas não podemos descartar a ideia de que talvez tudo não passe de uma encenação.

Perceba também que no minuto 1:51 ele dá um zoom na cachoeira e você a vê perfeitamente, mas quando o zoom vai para o alien, tudo piora na filmagem. Aliás, note como a qualidade do vídeo cai como um todo depois do primeiro avistamento da criatura.

 

Conclusão do vídeo do E.T. de Varginha

Como disse Carl Sagan: alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias, o que não parece ser o caso aqui. Não há motivos suficientes para concluir que se trata de uma filmagem de um ser extraterrestre, uma vez que há uma série de indagações (como as citadas acima) que precisam ser respondidas. Até porque, não se faz ciência com uma única evidência, ainda mais uma evidência tão questionável como essa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima