Entenda como a Moon Sniper mudará a exploração da Lua

Descubra as tecnologias embarcadas na sonda japonesa Moon Sniper, capazes de inovar a maneira como exploramos a Lua e outros planetas!

 

Com pressa? Então aqui vai em poucas palavras:

  • O Japão busca realizar um pouso histórico na Lua com sua espaçonave Moon Sniper, visando se tornar a quinta nação a conquistar esse feito.
  • A missão tem como objetivo explorar a origem da Lua através da análise de materiais provenientes do manto lunar.
  • Diferenciando-se de outros pousos lunares, a Moon Sniper busca realizar um pouso de altíssima precisão, a menos de 100 metros do alvo planejado, facilitando a exploração de locais desafiadores.
  • A espaçonave utiliza um algoritmo computacional para mapeamento preciso da Lua, reconhecendo a superfície lunar e determinando a localização exata da sonda no céu acima da Lua.
  • Projetada para pousar em locais íngremes e desafiadores, a espaçonave busca coletar dados geológicos essenciais.
  • Uma estrutura esponja foi desenvolvida para absorver o impacto do pouso, garantindo uma aterrissagem suave no solo lunar.

 

Tem uns minutinhos a mais? Então leia a matéria completa:

Em mais um dia histórico para a exploração espacial, o Japão tentará pousar sua espaçonave em solo lunar, e com isso, ser a quinta nação do planeta a conquistar o honroso mérito de alcançar a Lua. Tudo isso será feito na sexta-feira (19).

O intuito da missão será principalmente investigar a origem do nosso satélite natural a partir das análises de materiais que se acredita ser derivado do manto da Lua.

Contudo, mais do que descobertas científicas, a espaçonave apelidada de Moon Sniper pela própria Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), trás consigo inovações tecnológicas de ponta que podem alavancar o futuro da exploração lunar.

 

O diferencial da Moon Sniper

 

Na mosca

A missão Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) foi apelidada pela JAXA de Moon Sniper, e não é por menos. Diferente de outros pousos lunares, a espaçonave japonesa pretende usar uma tecnologia de ponta e impulsionar a evolução aeroespacial através um pouso lunar de altíssima precisão: menos de 100 metros do alvo planejado!
Se tudo der certo, tal façanha facilitará o desembarque de sondas em locais de difícil acesso para a exploração de recursos e estudos científicos.
“Ao criar o lander SLIM, os humanos farão uma mudança qualitativa para poder pousar onde queremos e não apenas onde é fácil pousar, como já foi o caso antes” disse a JAXA.

Ilustrar o pouso
A Moon Sniper conta com um sistema de pouso extremamente preciso. Créditos: JAXA, ISAS.

 

Mapeamento preciso

A SLIM possui um algoritmo computacional que analisa a imagem tirada da superfície da Lua para então reconhecê-la com o mapa da Lua na memória da sonda, permitindo saber onde a SLIM está no céu acima da Lua.
Abaixo você pode conferir como essa tecnologia funciona.

 

Passando por caminhos tortuosos

A Moon Sniper também foi projetada para pousar em locais íngremes. Muitos deles são desafiadores para pousar por serem encostas, mas são locais fundamentais para levantar dados geológicos.

Imagem ilustrativa.
A Moon Sniper desenvolveu métodos para pouso em locais de difícil acesso. Créditos: JAXA, ISAS.

 

Pouso suave

Uma estrutura esponja foi desenvolvida para absorver o impacto do pouso na Lua de maneira exitosa. Confira o teste abaixo:

 

Fontes:

https://www.isas.jaxa.jp/home/slim/SLIM/science/index.html

https://www.isas.jaxa.jp/home/slim/SLIM/technology/index.html

https://www.isas.jaxa.jp/en/missions/spacecraft/current/slim.html

https://phys.org/news/2023-08-japan-moon-sniper-mission-indian.html

https://phys.org/news/2024-01-high-japan-moon-sniper-mission.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima