Estudo brasileiro encontra dieta ligada a um menor risco de infecção por COVID-19

Mais um estudo corrobora a importância de adotar um padrão específico de dieta que ajuda na prevenção contra a COVID-19.

 

Infecção x alimentação

Desde o início da pandemia por COVID-19, a busca para conhecer melhor a infecção desse vírus tem se tornado constante e desafiadora. Mesmo depois de voltarmos nossas vidas como era antes da SARS-CoV-2, os casos ainda seguem na casa das dezenas de milhares por dia em todo o planeta, e com isso, pesquisadores ainda buscam compreender quais são os fatores que conferem um menor grau de risco de infeção.

Nesse sentido, o estudo da USP intitulado Vegetarian and plant-based diets associated with lower incidence of COVID-19 verificou a relação entre o consumo de carnes e as taxas de infecção pelo coronavírus. Os pesquisadores dividiram 702 participantes adultos entre onívoros (424) e dieta baseada em plantas (278), e este segundo grupo foi subdividido entre vegetarianos e flexitarianos. Os grupos foram então comparados em relação à incidência de infecção por COVID-19, gravidade e duração.

 

O que foi descoberto

Os achados do estudo sugerem que adotar uma dieta vegana ou vegetariana está associada a uma redução de até 39% nas chances de infecção por COVID-19. A pesquisa, embora não apresente uma conclusão definitiva de causa e efeito, fornece dados suficientes que sugerem que reduzir ou cessar o consumo de carne e produtos animais pode, de fato, ter um efeito protetivo contra o coronavírus, mesmo considerando outras variáveis relacionadas à saúde,  como IMC, condições físicas e condições médicas pré-existentes.

Esses resultados corroboram outros estudos que também relaciona a dieta rica em vegetais e ausente de carne com menores infecções por COVID-19. Segundo os pesquisadores da USP, “à luz dessas descobertas e de descobertas de outros estudos, e devido à importância de identificar fatores que podem influenciar a incidência da COVID-19, recomendamos a prática de seguir dietas baseadas em plantas ou padrões alimentares vegetarianos”.

Plantas comestíveis
A dieta baseada no consumo de plantas pode prevenir da infecção por COVID-19.

Fontes:

https://www.sciencealert.com/study-finds-one-kind-of-diet-linked-to-reduced-covid-19-infection-risk

https://nutrition.bmj.com/content/early/2024/01/02/bmjnph-2023-000629#block-system-main

https://nutrition.bmj.com/content/4/1/257

https://link.springer.com/article/10.1007/s13668-021-00369-x

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima