Moon Sniper pousa com sucesso, mas sofre com problemas de energia

Em um marco significativo para a exploração espacial, o Japão comemora hoje o sucesso do pouso da sonda Moon Sniper na superfície lunar. Com essa realização, o Japão se torna a quinta nação do planeta a conquistar o mérito de alcançar a Lua. Apesar disso, os painéis solares não conseguiram gerar energia, o que pode comprometer o andamento da missão.

 

Com pressa? Então aqui vai em poucas palavras:

  • Moon Sniper visa investigar região com materiais do manto lunar para estudar a origem da Lua
  • Tecnologias inovadoras incluem mapeamento de terreno, pouso em locais íngremes e absorção de choques mecânicos.
  • Pouso considerado sucesso e provavelmente com a precisão desejada.
  • Problema nos painéis solares impede a produção de energia e pode comprometer a missão. Com isso, a sonda agora depende da bateria para comunicação com a Terra.
  • Apesar dos desafios, a missão é vista como sucesso, destacando a importância de pousos precisos e tecnologias para explorações futuras em corpos celestes.

 

Tem uns minutinhos a mais? Então leia a matéria completa:

 

Missão para explorar a origem da Lua

A missão Smart Lander for Investigating Moon (SLIM), carinhosamente apelidada de Moon Sniper pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), tem como objetivo principal explorar a origem da Lua por meio da análise de materiais provenientes do manto lunar.

Há uma hipótese de que a Lua foi formada pelo impacto de um corpo celeste na Terra. Nesse caso, espera-se que o interior, que constitui o manto da Lua, tenha uma composição semelhante à da Terra. A missão Moon Sniper tem como objetivo investigar uma região onde se acredita que há materiais provenientes do manto lunar.

 

A precisão da Moon Sniper

A Moon Sniper leva consigo novas tecnologias que podem ser fundamentais para o campo da exploração espacial. A JAXA espera que a sonda tenha pousado com uma precisão histórica de menos de 100 metros de distância do alvo.

O pouso de fato foi um sucesso, mas ainda não temos uma resposta se atingiu a precisão desejada, apesar da equipe que acompanhava o pouso acreditar que sim. Tal tecnologia pode ser um marco nos pousos precisos em regiões complicadas de explorar tanto na Lua quanto em outros planetas.

Há entretanto, muitas outras inovações que a sonda carrega! Um sistema que permite o mapeamento do terreno abaixo, pouso em locais íngremes, além de uma espécie de esponja que absorve os choques mecânicos do pouso no solo.

Ilustração mostrada durante a conferência do pouso da sonda.
JAXA confirma que a Moon Sniper pousou com sucesso na superfície lunar. Fonte: JAXA

 

Nem tudo são flores

Apesar do sucesso do pouso, nem tudo saiu como planejado. Infelizmente os painéis solares não conseguiram produzir energia para a Moon Sniper, o que pode comprometer a missão científica da sonda. Nesse caso, a Moon Sniper conta com a energia de sua bateria para estabelecer contato com a Terra. A equipe agora investiga o que aconteceu para tentar resolver a situação.

Mesmo assim, pode-se considerar a missão um sucesso! A prioridade em fazer um pouso preciso é um acontecimento inédito e preciosíssimo para as futuras missões. Tanto essa como as outras tecnologias que a sonda carrega serão extremamente importantes para que possamos pousar e explorar locais de suma importância em outros corpos celestes.

 

Fontes:

https://www.isas.jaxa.jp/home/slim/SLIM/science/index.html

https://www.isas.jaxa.jp/en/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima