NASA adia a volta da humanidade à Lua

Um anúncio nada animador, porém necessário para garantir o sucesso e a segurança das futuras missões espaciais da agência segundo o próprio administrador da NASA.

 

Com pressa? Então aqui vai em poucas palavras:

  • A NASA anunciou o adiamento da missão de retorno à Lua, originalmente planejada para 2024.
  • A missão Artemis II, primeira missão tripulada ao redor da Lua, foi adiada para setembro de 2025.
  • Artemis III, que pousaria humanos no Polo Sul lunar, agora está programada para setembro de 2026.
  • Artemis IV, a primeira missão à estação espacial lunar Gateway, mantém a programação para 2028.
  • O principal motivo foi a segurança dos tripulantes, com desafios técnicos relacionados a bateria, circuitos de ventilação do ar e controle de temperatura.
  • O administrador da NASA, Bill Nelson, enfatizou que o retorno à Lua é uma abordagem inédita, e a segurança dos astronautas é prioridade.

 

Tem uns minutinhos a mais? Então leia a matéria completa:

A NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira (9) o adiamento da sua missão de retornar à Lua. O objetivo inicial era enviar astronautas novamente ao nosso satélite natural em 2024, mas devido a alguns desafios técnicos, a agência precisou repensar seus planos.

Por conta disso, agora a missão Artemis II que enviaria a primeira missão tripulada ao redor da Lua foi adiada para setembro de 2025, enquanto a missão Artemis III que pousaria os primeiros seres humanos no Polo Sul lunar ficou para setembro de 2026. Já a missão Artemis IV, que seria a primeira missão à estação espacial lunar Gateway segue programada para 2028.

Essa notícia surpreendeu muitos entusiastas da exploração espacial e certamente levantou questionamentos sobre o futuro das viagens tripuladas além da órbita terrestre. No entanto, é importante compreender os motivos por trás desse adiamento e como a NASA está trabalhando para superar esses obstáculos.

“Estamos retornando à Lua de uma forma que nunca fizemos antes, e a segurança de nossos astronautas é a principal prioridade da NASA enquanto nos preparamos para futuras missões Artemis”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson.

Conforme divulgado pela própria agência, o principal motivo do adiamento foi, de fato, a segurança dos tripulantes. As equipes estão atualmente empenhadas em resolver problemas relacionados à bateria, aos circuitos de ventilação do ar e ao controle de temperatura.

Vale ressaltar também que apesar da NASA não ter adiado a Artemis IV, a agência está revisando o cronograma de lançamento dos primeiros componentes da estação lunar Gateway.

Imagem da própria NASA sobre a missão Artemis.
A missão Artemis II da NASA enviará a humanidade novamente à Lua, mas agora em 2025.

 

O futuro das viagens espaciais

O adiamento da missão à Lua pela NASA pode ter causado certa frustração, mas vale ressaltar que a exploração espacial é uma jornada arriscada. A NASA é uma agência que recebe financiamentos e precisa deixar tudo nos eixos se quiser continuar atraindo o olhar do público e dos investidores. Por conta disso, agência está constantemente buscando maneiras de superar desafios e avançar no campo da exploração além da órbita terrestre visando planos futuros e seguros.

E por falar em planos futuros, é importante lembrar que a agência tem em mente o ambiciosos projeto para enviar astronautas a Marte nas próximas décadas, mas isso depende do sucesso do projeto Artemis. Ir para Marte exigirá ainda mais esforços e inovações tecnológicas, mas a agência está determinada a tornar esse objetivo uma realidade a partir das experiências adquiridas no retorno à Lua.

 

Fontes:

https://www.nasa.gov/news-release/nasa-shares-progress-toward-early-artemis-moon-missions-with-crew/

NASA’s First Flight With Crew Important Step on Long-term Return to the Moon, Missions to Mars

https://blogs.nasa.gov/artemis/2020/10/28/lunar-living-nasas-artemis-base-camp-concept/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima