Estudo mostra que reduzir ou cessar o consumo de álcool diminui as chances de desenvolver câncer

Se você é do time que diz que vai parar de beber quando o ano começar, então aqui mais um incentivo para você: reduzir ou cessar a bebida alcóolica pode reduzir as chances de desenvolver alguns tipos de câncer!

 

Com pressa? Então aqui vai em poucas palavras:

  • Uma pesquisa, baseada em mais de 90 estudos, sugere que a redução ou cessação do consumo de álcool pode diminuir o risco de certos tumores, especialmente os de boca e esôfago.
  • O agente causador não é o álcool em si, mas o acetaldeído, um produto tóxico do metabolismo do álcool gerado pelo fígado.
  • A redução do consumo de álcool resulta em menor produção de acetaldeído, reduzindo assim as chances de desenvolver câncer.
  • Não foi determinado o grau de risco específico ou o tempo necessário para obter benefícios após a redução do consumo de bebidas alcóolicas.
  • A pesquisa sugere que reduzir o álcool temporariamente pode não trazer benefícios significativos; a consistência nos hábitos é fundamental para colher benefícios a longo prazo.

 

Tem uns minutinhos a mais? Então leia a matéria completa:

 

Reduzir o álcool é reduzir as chances de câncer

Não é surpresa a relação direta entre câncer e bebidas alcóolicas, inclusive, se quiser saber mais sobre como funciona o câncer e como ele pode ser evitado, temos uma aula só sobre isso. Agora, um estudo envolvendo uma grande equipe de médicos e pesquisadores estudou especificamente os efeitos da redução e da cessação do consumo de álcool. Nesse trabalho, foram encontradas evidências suficientes para afirmar que tais hábitos reduzem as chances de desenvolver alguns tipos de câncer.

Os pesquisadores analisaram mais de 90 estudos que envolviam o surgimento de cânceres ligados à bebida alcóolica, e com isso, encontraram evidências suficientes para afirmar que ao reduzir ou cessar completamente o consumo de álcool, há uma redução no risco de desenvolver especialmente tumores de boca e esôfago.

 

O vilão não é o álcool

É interessante destacar que os cientistas observaram que não é o álcool o agente causador de câncer, mas sim o acetaldeído, um produto tóxico do metabolismo do álcool gerado por enzimas no fígado, a mesma substância que pode gerar a ressaca. Dessa forma, o estudo observou que reduzindo ou cessando o consumo de álcool, consequentemente há uma redução no acetaldeído produzido pelo corpo, que por sua vez, reduz as chances de desenvolver alguns tipos de câncer.

 

Importantes considerações

Contudo, os pesquisadores não conseguiram determinar o grau de risco relacionado à redução ou cessação do álcool ou mesmo quanto tempo leva para que esses hábitos tragam esses benefícios. Mas observaram que parar de beber apenas por um mês e retornar o consumo no mês seguinte, provavelmente não trará uma redução significativa no risco de desenvolver câncer. Dessa maneira, se alguém quiser colher esses benefícios, o melhor é cultivar esses hábitos de agora em diante.

 

Fontes:

https://medicalxpress.com/news/2024-01-dry-january-cancers.html

https://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMsr2306723

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima