Trinta anos de Doom e sua importância na tecnologia e na cultura pop

Há trinta anos, um jogo revolucionário foi lançado, mudando para sempre não somente o mundo dos jogos eletrônicos, mas também deixando um legado duradouro na indústria da tecnologia. Estamos falando de Doom, um marco na história que transcendeu sua natureza de mero entretenimento e se tornou um ícone cultural. Como a importância dele no mundo dos games já foi exaustivamente mostrada,  aqui exploraremos o impacto desse fenômeno no mundo da tecnologia e, consequentemente, na cultura pop.

Capa do primeiro Doom.
Capa do primeiro game, lançado em 1993. Com certeza uma imagem no mínimo chamativa para a época.

O nascimento de Doom

Lançado em dezembro de 1993 pela id Software, Doom foi um dos primeiros jogos de tiro em primeira pessoa a conquistar uma ampla base de fãs. Com gráficos 3D impressionantes para a época, jogabilidade frenética e uma trilha sonora icônica, a nova criação de John Romero cativou jogadores, definiu o padrão para os jogos de tiro que viriam a seguir, deu um novo rumo para a tecnologia que emergia nos anos 90 e impactou a vida de toda uma geração.

Gameplay de Doom
Doom contava com visuais inovadores e polêmicos para a época.

 

Inovação tecnológica

 

Motor gráfico único

Além de suas características marcantes, o game também foi um marco em termos de inovação tecnológica. O jogo foi um dos primeiros a utilizar o motor gráfico de renderização em tempo real, permitindo que os jogadores explorassem ambientes tridimensionais de forma imersiva. Essa tecnologia revolucionária abriu caminho para o desenvolvimento de jogos cada vez mais realistas, estabelecendo as bases para futuros avanços na tecnologia de motores gráficos.

 

Aceleração Gráfica e Desenvolvimento de Hardware

O sucesso de Doom incentivou o desenvolvimento de hardware gráfico mais poderoso para computadores pessoais. Além disso, a equipe da id Software, liderada por John Carmack, continuou a explorar tecnologias gráficas avançadas em projetos subsequentes, influenciando o desenvolvimento de placas gráficas e aceleradores gráficos, tudo para melhorar a experiência dos jogares e que foi fundamental para a evolução dos computadores pessoas nos anos seguintes.

 

Influência na cultura pop

 

Doom foi talvez o software mais instalado no ano de 1995

Apesar de não haver fontes concretas, muitos afirmam que Doom foi simplesmente o software mais instalado no ano de 1995! O que não seria nenhuma surpresa devido à popularidade do game.

Além disso, alguns afirmam que o jogo talvez tenha contribuído para diminuir a produtividade em muitos setores nos anos 90, já que os funcionários apenas esperavam seus chefes virarem as costas para jogar.

 

Até a Microsoft se rendeu à fama de Doom

Tamanha popularidade não poderia passar despercebido pelo chefão da Microsoft. Bill Gates “entrou no game” para fazer um comercial memorável para promover o Windows 95.

Popularidade de Doom nos anos 90.
Bill Gates como Doom Guy em um comercial para promover o Windows 95.

Abaixo você poderá assistir esse momento épico dos anos 90:

Doom e os moodings

O jogo popularizou o conceito de modding, permitindo que os jogadores personalizassem e criassem seus próprios níveis, personagens e até mesmo modificassem o código-fonte do jogo. Essa comunidade de modders contribuiu para o crescimento da comunidade de jogadores e para a criação de uma infinidade de conteúdos adicionais para Doom.

 

Doom e os jogos em rede

Se você foi um jovem que jogava em lan houses nos anos 2000, então saiba que os games em rede (aqueles você jogava com seus amigos nos PCs ao lado por horas) possivelmente foram popularizados por Doom! Sim, Doom foi um dos pioneiros nos games em rede e possivelmente por conta da sua fama, outros games também aderiram a esse tipo de gameplay.

 

Legado duradouro até os dias de hoje

Trinta anos após o seu lançamento, Doom continua relevante e influente. Apesar dos gráficos obsoletos para os padrões atuais, ainda podemos ver o espírito desafiador do game na alma de muitos desenvolvedores, alguns deles que inclusive tentam fazer o jogo rodar nas “plataformas” mais inusitadas possíveis: impressoras, osciloscópios, caixas eletrônicos e acredite se quiser, até em testes de gravidez e cultura de bactérias!

Imagens mostrando diferentes
Doom rodando em um osciloscópio

Basicamente, fazer Doom rodar em qualquer dispositivo com tela é um famoso meme da internet moderna.

Imagem mostrando que Doom roda em qualquer
Simplesmente Doom rodando em um teste de gravidez, provando que qualquer dispositivo com tela pode rodar o game.

 

Conclusão

Doom é muito mais do que apenas um jogo. Sua importância no mundo da tecnologia é inegável, tendo influenciado a indústria dos jogos eletrônicos além de moldar o desenvolvimento tecnológico e a cultura pop principalmente nos anos 90. Seja como uma fonte de entretenimento, uma ferramenta de inovação tecnológica ou uma inspiração para futuros desenvolvedores, Doom continuará a ser lembrado como um marco na história dos computadores pessoais.

 

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=eBU34NZhW7I

https://www.youtube.com/watch?v=hYMZsMMlubg

https://www.youtube.com/watch?v=RG_tSNxxOGA

https://tvuol.uol.com.br/video/doom-em-uma-calculadora-04020D9B3662D4916326

https://www.youtube.com/watch?v=8DnoOOgYxck&t=1s

https://twitter.com/Foone/status/1302820468819288066?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1302820468819288066%7Ctwgr%5E2951774640a424b8b144f9ff071362bffc74900a%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Folhardigital.com.br%2F2020%2F09%2F10%2Fnoticias%2Fdesenvolvedor-faz-doom-rodar-em-um-teste-de-gravidez%2F

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima